ENSINO FUNDAMENTAL - SÉRIES INICIAIS (1º ao 5º Ano)

A Matriz Curricular para o Ensino Fundamental – anos Iniciais, a qual foi criteriosamente estudada e planejada, promove a valorização da ciência, da arte e da cultura em um processo de sistematização de conteúdos.

O Ministério da Educação (MEC) define como função do EF a formação de cidadãos. Isso implica educar para a democracia, integrando as práticas pedagógicas cotidianas às novas tecnologias e à pluralidade de linguagens que constituem o mundo. Assim, não se pode desvincular a formação das crianças e jovens da singularidade, da autonomia, da liberdade e da capacidade de intervir socialmente.


Língua portuguesa - Inglês -  Matemática - Robótica - Ciências - Hora da produção (profª de letras)  - História -  Geografia - Educação Física 

 

HORÁRIO

Matutino – 7h30 às 12h (lanche opcional)
Vespertino – 13h30 às 18h (lanche opcional)

Turno estendido sem atividade pedagógica

Matutino – 7h30 às 12h30 (lanche e refeição inclusa)

Vespertino – 13h30 às 18h30 (lanche e refeição inclusa)

 

PROJETO BILÍNGUE BY CASA THOMAS JEFFERSON - cinco aulas por semana 

Oferecemos aos nossos alunos não apenas o aprendizado do idioma Inglês, mas também a experimentação da cultura de outro país. Para tal, por uma ação que consideramos um marco em nossa trajetória, associamo-nos à Casa Thomas Jefferson. A Casa Thomas Jefferson atua no Brasil há mais de cinco décadas e possui o certificado de excelência em sua área de atuação como reconhecimento da Embaixada dos Estados Unidos. A partir de uma metodologia inovadora e altamente eficiente, com certificação de proficiência de Cambridge, o programa integra ao dia a dia do aluno novas tecnologias educacionais, passeios temáticos, oficinas gastronômicas, contação de histórias, projetos e oficinas maker.

 

PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

O processo chave de resolução de problemas via pensamento computacional é aprender a modelar hipóteses de um modo que facilite a criação de protótipos. A robótica como disciplina curricular, ancorada no método STEAM, que reúne conhecimentos em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Essas atividades desenvolvem o raciocínio lógico, criatividade e as habilidades de comunicação das crianças por meio da resolução de problemas e trabalho em equipe..

 

BIBLIOTECA VIRTUAL E AMBIENTE COLABORATIVO

A sala Araralab é um ambiente exclusivo da Escola Arara Azul que promove o aprendizado colaborativo, estimulando uma postura mais ativa e engajada por parte do aluno. Ainda, oferecemos uma rica biblioteca virtual com clássicos da literatura, best sellers, romances, jornais e revistas do mundo todo. Com mais de 30 mil títulos para agradar a todos os gostos e fazer seus alunos se apaixonarem pela leitura.

 

COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA

Na Escola Arara Azul, além do professor Pedagogo, o especialista em Letras trabalha a compreensão leitora e escritora a que está ligada à capacidade de se interpretar, atribuir sentido e alcançar a clareza sobre as informações que aquele conjunto de ideias apresenta ao interlocutor. Essa compreensão é fundamental para a construção de conhecimento por parte dos estudantes e, consequentemente, de cidadãos mais críticos.
 O processo de alfabetização da Escola Arara Azul é de excelência e alcança um resultado de proficiência superior àqueles requeridos pelo Ministério da Educação, garantindo uma vantagem competitiva singular aos alunos.

 

HORÁRIO ESTENDIDO (CONTRATAÇÃO OPCIONAL)

Ao término da aula, o aluno poderá realizar uma refeição (almoço ou jantar), conforme o horário do seu turno, a partir de cardápio balanceado e saudável, elaborado pela nutricionista da Escola.

 

AUTOCONFIANÇA E COOPERAÇÃO - ARVORISMO

A prática do arvorismo é um diferencial da Escola Arara Azul. O Projeto proporciona um contato íntimo com a natureza e, ao mesmo tempo, impõe desafios. Trabalha de forma natural conceitos como autocontrole e superação de limites, explorando e desenvolvendo habilidades como criatividade, poder de decisão e espírito de equipe, além do gerenciamento de risco e tempo. Os alunos realizam o percurso com total segurança, utilizando equipamentos adequados e com o apoio de monitores.

* Algumas atividades estarão sujeitas a liberação mediante estado pandêmico.

 

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS EM UM “LABORATÓRIO VIVO”

Possibilitar uma aprendizagem em um “Laboratório Vivo”, de rica fauna e flora, é resgatar os aspectos essenciais da inteligência humana e colocá-los à disposição da evolução da vida. Ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos momentos prazerosos de intenso estímulo sensorial, além de conscientizá-los sobre a importância da sustentabilidade ambiental e social, condição inevitável à subsistência humana.

 

MATERIAL DIDÁTICO ATUALIZADO E INOVADOR

Como ferramenta instrucional a Arara escolheu um produto pedagógico que proporciona vivências e experiências cheias de sentido, permitindo que as crianças produzam conhecimento e ampliem sua compreensão de mundo de forma desafiadora e divertida. No Bernoulli sistema de ensino o alinhamento com a BNCC traz a longo prazo uma experiência concreta dentro das trilhas de aprendizagem e não apenas aos conteúdos, com o uso frequente da tecnologia.

 

EIXOS FORMADORES - APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAS

FAAC – FEIRA DE ARTE, CIÊNCIA E CULTURA: a Feira de Arte, Ciência e Cultura, promovida pelos alunos do ensino fundamental, tem o objetivo de desenvolver projetos de investigação e iniciação científica, em diversas áreas do conhecimento. Além disso, possibilita que o estudante desenvolva ações democráticas de participação coletiva, trocas de experiências, fortalece o pensar criativo, e é claro, ampliando sua capacidade de comunicação oral e escrita.

 

Projeto Educação Financeira.

Mochila de Linguagem.

Leitor Criativo.

Caixa Surpresa.